Documento deve ser feito na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Quem não fizer cadastro ou renovar cadastro terá a permissão recolhida e não poderá mais fazer a travessia.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsu) prorrogou o prazo para renovação (atualização) ou realização de novo cadastro para isenção da taxa da primeira travessia do dia pela balsa para o morador da Ilha dos Valadares. A data limite é 19 de dezembro.

Só poderão ter o benefício de não pagar a tarifa para passar com a balsa pelo Rio Itiberê pessoas que comprovarem que residem na localidade.

O cadastro ou renovação devem ser feitos diretamente no Departamento de Concessões e Permissões, localizado na Semsu, que fica na rua Júlia da Costa, em frente ao Asilo São Vicente de Paula, no Centro de Paranaguá. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h30 às 18h.

Será necessário apresentar os seguintes documentos: Comprovante de residência; documento do automóvel em nome do morador ou que comprove a titularidade; Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“É preciso que os moradores procurem a Semsu para renovar ou fazer o novo cadastro. A partir de 19 de dezembro não será mais permitido fazer a travessia se o cadastro não estiver atualizado. O morador terá que pagar pelo serviço da balsa até que regularize a situação”, alerta o secretário municipal de Serviços Urbanos, Cláudio Roberto Mariano.

Dados da Semsu apontam que outubro terminou com um total de 8.569 travessias realizadas pela balsa entre o continente e a Ilha dos Valadares. O número é 24,98% superior ao registrado em setembro, quando a isenção foi implantada, por iniciativa do prefeito Marcelo Roque para beneficiar a população insulana. Foram 6.429 veículos computados.

Cerca de 2.900 estão cadastrados como moradores da Ilha dos Valares como proprietários de veículos. Além da isenção outro benefício para a população insulana implantada também em setembro foi a ampliação do horário de funcionamento da balsa, que passou a circular também no período da madrugada, ação inédita e que beneficia a comunidade.

São quatro horários para a passagem: 00h10, 1h, 3h e 5h (no terminal de Paranaguá) e às 00h30, às 2h, à 4h e às 5h30 (terminal da Ilha dos Valadares). Para quem não tem direito à isenção a tarifa custa R$ 17 (ida e volta).

Jornalista: Osvaldo Capetta/SECOM

Deixe o seu comentário