A iniciativa da Moção de Apoio foi do vereador e presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, Marquinhos Roque

Os vereadores da Câmara Municipal de Paranaguá aprovaram a MOÇÃO DE APOIO ao Santuário de Nossa Senhora do Rocio no que tange à busca para que o bairro do referido local receba obras de estruturação e segurança, realizadas por parte do Governo do Estado e da Administração dos Portos do Paraná (Appa).

 Haja vista que com as futuras obras de ampliação do cais do Porto de Paranaguá, bem como a presença de futuras instalações de empresas e terminais marítimos no bairro do Rocio, a movimentação de veículos pesados (caminhões) tenderá a crescer exponencialmente, ocasionando significativos impactos em toda a região do bairro Rocio e vizinhança.

 Considerando, que o bairro do Rocio movimenta anualmente dezenas de milhares de fiéis da Igreja Católica, devotos de Nossa Senhora do Rocio, Padroeira do Estado do Paraná, e que seu espaço de devoção é protegido pela LEICOMPLEMENTAR N°62,  DE 27 DE AGOSTO DE 2007 ( A QUAL INSTITUI O ZONEAMENTO DE USO E OCUPAÇÃO DO SOLO DO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ e  que no artigo 22 do capítulo XI  trata sobre a Proteção Especial ao Santuário do Rocio), esta Casa de Leis manifesta irrestrito  apoio às iniciativas de melhorias estruturais para o conforto e segurança de moradores do bairro e dos fiéis e peregrinos da Mãe do Rocio.

Por isso, e devido a futura presença de terminais de produtos inflamáveis na vizinhança do bairro, reitera-se, nesta Moção de Apoio, a necessidade de ser assegurada a total e completa observância à segurança dos moradores e vizinhos ao bairro do Rocio no que diz respeito a eventuais acidentes ou vazamento de produtos tóxicos e inflamáveis, armazenados e operados em futuras instalações no bairro. Para tanto, faz-se importante, em ocasião futura, a elaboração de planos de contingência em parceria com a comunidade.

 Entre as obras de maior relevância para o local estão aquelas que garantem um acesso alternativo aos fiéis que se dirigem ao Santuário, bem como a melhoria na pavimentação asfálticas das ruas que compõe o bairro do Rocio, além da revitalização de suas praças e espaços de convivência. Todas as benfeitorias sendo realizadas por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre os envolvidos e impactados com as obras de ampliação do Cais de Acostagem do Porto de Paranaguá.

Faz-se ainda saber que esta Casa de Leis se coloca à disposição para sediar eventuais debates ou apresentação de ideias que motivem a melhoria do bairro do Rocio, bem como suas adjacências, em prol da comunidade moradora  e aquela católica devota da Padroeira do Paraná, isso porque, faz importante ressaltar que o turismo religioso, oportunizado pela devoção à santa do Rocio, principalmente no mês de novembro, quando se celebra a Festa de Nossa Senhora do Rocio, é motivo de geração de emprego e renda para muitas famílias parnanguaras.

A Moção de Apoio, manifestada pela Câmara Municipal de Paranaguá, vem somente a reforçar a necessidade e importância da preservação, proteção e ampliação estrutural do bairro onde se localiza o Santuário do Rocio, o qual é um dos patrimônios religiosos do Estado do Paraná, representado na Igreja do Rocio, a qual foi erguida na segunda metade do Séc XVII e que até hoje é reverenciada e visitada por fiéis de todo o País.  

 A iniciativa da Moção de Apoio foi do vereador e presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, Marquinhos Roque, e aprovada por todos os demais parlamentares municipais.

ASCOM CÂMARA MUNICIPAL DE PARANAGUÁ

Deixe o seu comentário