Saiba mais sobre grupos prioritários, documentos necessários, vacinas e detalhes sobre a imunização que está ocorrendo em Paranaguá

Desde o início da vacinação contra a Covid-19 em Paranaguá, a Secretaria Municipal de Saúde com o apoio das demais pastas municipais montou um modelo de trabalho para atuar com agilidade e eficiência desde o início do atendimento ao cidadão até a aplicação da dose.

Confira algumas informações relevantes sobre a vacinação:

▶ DOCUMENTOS

Para se vacinar é importante estar com os dados do Cartão SUS atualizados em Paranaguá para que quando chegar a sua vez de se vacinar, o processo no momento da imunização tenha mais agilidade.

Apesar do cartão ser um documento válido em todo o país, é importante a atualização em sua cidade de residência porque as doses chegam aos municípios conforme o número populacional. Por isso, se você reside em Paranaguá e seu documento ainda não está atualizado, procure antecipadamente uma unidade básica de saúde para realizar a alteração. É rápido, fácil e agilizará seu processo no momento da vacinação. Em decorrência da grande movimentação na Estação Ferroviária, local de vacinação contra a Covid-19, não será possível fazer ou atualizar o Cartão SUS no local

O Cartão SUS também pode ser online. O interessado pode baixar o aplicativo “Conecte SUS” em seu celular para obter o documento e apresentar no momento da vacinação. Mesmo assim, é preciso estar com os dados atualizados.

De forma geral, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é de que no momento da vacinação você esteja com um documento original com foto, CPF, Cartão SUS atualizado e comprovante de residência. Alguns grupos precisam apresentar pontualmente outros documentos como laudo médico ou declaração da instituição em que trabalha.

▶ DENGUE E COVID-19 X VACINA

Se você teve sintomas ou confirmação de dengue ou Covid-19, é preciso aguardar 30 dias para poder se vacinar. Esse período é utilizado para evitar efeitos adversos.

▶ INFORMAÇÕES SOBRE CHEGADA DE VACINAS E GRUPOS

Como as doses chegam pelo Ministério da Saúde, não há como precisar uma data para os mutirões de vacinação. Contudo, todos os detalhes, assim que novos lotes chegam ao Município, são de imediato divulgados pelos veículos oficiais da Prefeitura de Paranaguá no site www.paranagua.pr.gov.br, nas páginas da Prefeitura de Paranaguá e da Secretaria Municipal de Saúde, no Facebook e no Instagram. Além disso, a mídia em especial local, tem divulgado as informações para a população.

▶ HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

A vacinação contra a Covid-19 está concentrada na Estação Ferroviária, local amplo e adequado para atender a população. Com exceção de ações específicas com força tarefa, Campanha Corujão de Vacinação, entre outras, o atendimento ocorre das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

▶ CHEGOU MEU DIA DE VACINAR

O momento de se vacinar contra a Covid-19 é visto com esperança de dias melhores e o registro da aplicação é sempre muito esperado por todos, mas é importante lembrar que o distanciamento social é uma das formas de se evitar a doença, por isso, evite se dirigir à Estação Ferroviária acompanhado. Desta forma, o número de pessoas no ambiente será menor. Em dias de força tarefa quando há mais pessoas no ambiente, não é permitida a entrada de acompanhantes no interior da Estação. Outro fator importante: se for possível, deixe as crianças em casa. Assim, você também a protege do contato com outras pessoas.

▶ FILAS

Em dias de mutirão de vacinação, o número de pessoas aguardando seu sonhado momento de se imunizar é maior. Apesar da força tarefa contar com mais de 100 pessoas atuando para agilizar todo o processo, pode ocorrer um pouco de espera na fila. É importante manter o distanciamento social. A ansiedade é grande, mas com um pouquinho de calma, logo sua vez chegará. A distribuição de senhas ocorre apenas para controle interno da equipe e não é utilizada para “guardar o horário na fila”. A vacinação ocorre por ordem de chegada.

Jornalista: Flávia Adans/SECOM PMP

Deixe o seu comentário