Depois de uma espera de 15 anos, o projeto do Terminal Portuário Porto Pontal está mais perto de sair do papel.

O governo federal publicou no Diário Oficial um decreto autorizando a supressão vegetal e a construção do terminal de uso privado (TUP) no município de Pontal do Paraná, no litoral paranaense.

 O empreendimento é destinado à movimentação de contêineres e prevê investimentos de R$ 1,5 bilhão.

O projeto, idealizado pela JCR Participações, já tinha a autorização da Secretaria dos Portos, assinada em 2014, e a licença de instalação emitida em maio de 2015. Mas, para o processo avançar, faltava ainda a Declaração de Utilidade Pública da área, publicada nesta segunda no Diário Oficial da União.

Com o decreto publicado, é preciso agora somente a autorização da Funai para que as obras do novo terminal comecem. A expectativa é que isso aconteça em até 90 dias, segundo informações do diretor do Porto Pontal, Ricardo Bueno Salcedo.

A construção do novo terminal deve movimentar R$ 1,5 bilhão em investimentos no litoral paranaense. O empreendimento ficará localizado em Pontal do Paraná, na margem sul do setor externo da Baía de Paranaguá, na região denominada Ponta do Poço, com mais de 600 mil m² para depósito de contêineres.

De acordo com Salcedo, o novo TUP deve estar operando até 2018, com estimativa de movimentar 2,5 milhões de toneladas por ano e ampliar em até 55% a capacidade portuária do estado, que passaria de 45 para 70 milhões de toneladas. 

Nelson Mademar

Deixe o seu comentário