O Centro de Iniciação ao Esporte João Hélio Alves receberá 19 atividades esportivas
REPRODUÇÃO

A Prefeitura de Paranaguá entregou nesta sexta-feira, 06, o Centro de Iniciação ao Esporte, no Jardim Esperança, que vai desenvolver mais saúde e o incentivo a pratica esportiva na região. O novo espaço recebeu o nome do esportista parnanguara, de destaque no futebol, João Hélio Alves, o Feiticeiro. Ele foi presidente do Seleto, técnico de futebol do Rio Branco, Pinheiros, Atlético Paranaense e no Coritiba foi campeão brasileiro em 1985, como supervisor técnico.

“Há 30 anos Paranaguá não inaugurava um ginásio de esportes, o último foi o Albertina Salmon, que estamos reformando e será um dos mais modernos do Estado. A região sul da cidade, onde estão os bairros Jardim Esperança, Vila Garcia, Vale do Sol, entre outros, é o local que mais cresce no município, e já era um anseio da população, a descentralização do esporte proporcionando a pratica esportiva para toda a comunidade”, enfatizou o prefeito Marcelo Roque.

O local foi construído com recursos próprios da Prefeitura de Paranaguá, que investiu aproximadamente quatro milhões de reais para a edificação de 1.600 metros quadrados que conta com áreas de apoio para administração, salas de aulas para professores, vestiários com chuveiros, sala de enfermagem, copa, academia e muito mais. A Secretaria Municipal de Esportes (Sespor) será a responsável pela administração deste moderno ginásio, que oferecerá 19 projetos aprovados, com futsal, vôlei, basquete e handebol de quadra, judô, karatê, capoeira, taekwondo e jiu-jitsu, dentre outras modalidades esportivas.

O secretário de Esportes, Darlan Janes, agradeceu ao prefeito pelo espaço e por investir e acreditar no esporte. “Estamos levando a todos os bairros da cidade os esportes. Aqui no ginásio João Hélio Alves serão oferecidos 19 projetos das mais diversas modalidades esportivas, movimentando milhares de jovens e adultos. Minha equipe e eu só temos a agradecer pelo incentivo ao esporte”, declarou.

Com a inauguração do Centro de Iniciação ao Esporte João Hélio Alves, no Jardim Esperança, todas as atividades administrativas da Secretaria Municipal de Esportes passam a ser realizadas no local, assim como o Departamento de Fisioterapia, que dá suporte e atendimento aos atletas.

Durante a inauguração estiveram presentes diversos vereadores, secretários municipais, a comunidade, além dos familiares (o filho Paulo Roberto Alves e a esposa Neli Alves) e amigos do João Hélio Alves. O presidente da Paraná Turismo, Jacob Mehl, que também é ex-presidente do Coritiba e trabalhou com o homenageado, esteve presente na solenidade junto com o jornalista esportivo Valmir Gomes.

HOMENAGEADO

João Hélio Alves foi um parnanguara que brilhou no Futebol Paranaense. Feiticeiro, como foi carinhosamente apelidado, tornou-se um dos técnicos mais vitoriosos do futebol em nosso Estado e participou de várias disputas bem-sucedidas também no Campeonato Brasileiro.

Hélio Alves foi presidente do Clube Atlético Seleto e em seguida assumiu como técnico do rival, o Rio Branco, o que envolveu bastante polêmica, na década de 1960. Voltou para o Seleto, sendo campeão da zona sul paranaense, em 1964, superando times da capital. Isso fez com que o Coritiba o procurasse. E daí em diante ele seguiu para outros clubes do Estado, como Atlético, Colorado, Pinheiro, Grêmio de Maringá, Londrina e Iraty.

A competência nos gramados fez com que criasse um estilo próprio e ditou moda, como o uso de terno e gravata dentro de campo. Ainda em vida ele dizia que Vanderlei Luxemburgo o copiou. Hélio Alves nos deixou em 2009 e ficou o legado de um parnanguara que brilhou em muitos gramados pela vida e hoje é uma estrela que está brilhando no céu.

com informações da SECOM

Deixe o seu comentário