Temperaturas baixas previstas poderão causar impactos negativos em culturas como hortaliças, tomate, milho, café, pastagem e frutíferas tropicais, entre outras. Porém, alguns cuidados podem ser adotados pelos agricultores para reduzir os efeitos.
foto: PARANÁ PORTAL

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater (IDR-PR) e o Simepar – Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná alertam que há previsão da chegada de uma forte massa de ar polar que deve provocar frio intenso em todo o Estado, no período de 27 de julho a 01 de agosto. Estão previstas geadas nas madrugadas de quarta (28), quinta (29) e sexta-feira (30), principalmente nas regiões Sudoeste, Sul, Central e Campos Gerais.

As temperaturas baixas previstas poderão causar impactos negativos em culturas como hortaliças, tomate, milho, café, pastagem e frutíferas tropicais, entre outras. Porém, alguns cuidados podem ser adotados pelos agricultores para reduzir os efeitos.

SERVIÇO - O Alerta Geada é um serviço que funciona de maio a setembro com o objetivo de auxiliar os produtores a adotarem técnicas para proteção de cafezais.

Durante o período de operação do sistema, os pesquisadores acompanham as condições meteorológicas na região cafeeira do Estado e publicam diariamente um boletim informativo.

Além do informe diário, se houver aproximação de massas de ar frio com potencial de causar danos às lavouras de café, um alerta é emitido e amplamente divulgado com 48 horas de antecedência.

AVISOS - O boletim diário e os alertas de geada podem ser obtidos no aplicativo Iapar Clima, disponível gratuitamente na App Store e no Google Play.

Também é possível receber os avisos pelo WhatsApp. Basta salvar nos contatos o número (43) 3376-2248 e enviar a mensagem "quero receber o Alerta Geada".

Há, ainda, informações sobre o serviço Alerta Geada e proteção de cafeeiros sites do IDR-Paraná e do Simepar, ou pelo disque-geada (43) 3391-4500.

AEN-PR

Deixe o seu comentário