Espaço fica no terminal de ônibus da cidade com atendimento jurídico e de informações para todas as mulheres da cidade.

O prefeito Marcelo Roque inaugurou nesta sexta-feira (28) o PAM - Ponto de Atendimento à Mulher, localizado no Terminal Rodoviário Urbano. O PAM é um espaço que oferece orientação jurídica, encaminhamentos diversos, local que servirá para entrega de currículo e cadastro para a Carteira Lilás.

A inauguração do PAM faz parte das comemorações do aniversário de 375 anos de Paranaguá. O prefeito Marcelo Roque lembrou que o município tem trabalhado para ser referência no combate à violência à mulher e na luta pelos direitos das mulheres.

"Temos 14 secretarias comandadas por mulheres e os cargos do segundo e terceiro escalão são ocupadas por mulheres no percentual de 70%. Estamos caminhando para um novo patamar de igualdade e de direitos para as mulheres", disse o prefeito.

A secretária municipal da Mulher, Vandecy Dutra, destacou que o PAM vai ser um ponto de apoio para as mulheres que precisam de orientação e de ajuda.

"O PAM é um espaço que vai atender as mulheres com dignidade e respeito. Vamos oferecer a elas todo o apoio necessário para que elas possam enfrentar a violência e reconstruir suas vidas", disse Vandecy. “O PAM fica no Terminal Urbano onde todas as pessoas conseguem chegar com o programa Tarifa Zero”, lembrou a secretária que aproveitou o momento, chamou toda sua equipe e agradeceu pelo trabalho.

Ela também lembrou da implantação do projeto “Banco de Dados - Carteira Lilás” que é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher (SEMMU), e tem como objetivo viabilizar que mulheres vítimas de violência e/ou que estejam à procura de oportunidades de emprego, cursos e carreira, podem ter seus currículos encaminhados aos órgãos competentes e as vagas destinadas a empresas parceiras através do banco de dados da carteira lilás, para a realização de entrevistas e cursos de capacitação.

Na cerimônia de inauguração, o assessor da deputada e atual secretária de Estado da Mulher, Leandre Dal Ponte, Dr. Flores fez a entrega de um documento que confirma e emenda de R$ 600 mil para a compra de um veículo que deve atender às demandas da Secretaria da Mulher de Paranaguá.

“Sabemos das dificuldades que as mulheres vivem e a administração municipal soma-se às iniciativas com a entrega desta sala para atendimento especializado às mulheres”, destacou a secretária de Gabinete Institucional, Christiane Yared.

Atendimento itinerante

Além do PAM, os festejos também contaram com a entrega de uma Van para a Secretaria Municipal da Mulher. O veículo será usado para implementar a facilitar o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica de modo descentralizado e itinerário em Paranaguá, oferecendo diferentes serviços e atendimentos, desde a saúde da mulher até o atendimento jurídico especial.

E as mulheres de Paranaguá, em especial aquelas que são vítimas de violência, receberão informação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado (CREAS), serviços de saúde disponíveis, serviços jurídicos que podem ser acessados e muito mais.

Jornalista: Luciane Chiarelli / SECOM

Deixe o seu comentário