Medida de enfrentamento de emergência ocorre devido a suspensão das aulas, por conta da pandemia do coronavírus, também com recomendação administrativa da 5.ª Promotoria da Comarca de Paranaguá.

A Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) iniciou na última terça-feira (24) a entrega de merenda escolar para alunos beneficiários do programa Bolsa Família. A medida ocorre em razão de pandemia da COVID-19 (doença respiratória viral), a qual demandou medidas de enfrentamento de emergência, ocasionando a suspensão das aulas das redes de ensino.

A finalidade é de se cumprir o estabelecido pelo prefeito municipal, por meio de decreto, bem como visando atender à Recomendação Administrativa da 5° Promotoria da Comarca de Paranaguá. Foi traçada a estratégia para entrega domiciliar da merenda escolar aos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família, matriculados e com cadastros atualizados nas escolas ou Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Paranaguá.

Respeitando absolutamente todos os protocolos de higiene e prevenção ao COVID-19, a ação consistiu na preparação da alimentação, pela empresa responsável pela merenda escolar, e na distribuição residencial, a qual foi realizada no último dia 24, por servidores da Secretaria Municipal de Educação, através dos transportes públicos municipais. Vale ressaltar que as entregas deveriam ser efetivadas de forma individual e especificamente para 2.930 alunos beneficiários do Programa Bolsa Família.

Importante salientar que para a completa efetividade da ação os endereços dos alunos deveriam estar atualizados, no entanto, infelizmente, muitos estavam desatualizados e sem todas as informações necessárias para a localização residencial. Destaca-se que essa atualização cadastral é de responsabilidade da família e deve estar atualizada no CRAS da região que atende o beneficiário.

Portanto, a Secretaria Municipal de Educação resolveu repensar a estratégia e estabeleceu uma nova organização, pensando na efetividade e atendendo, sobretudo, a recomendação de evitar aglomeração: Será entregue Kit Alimentação Individual aos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família; Os alimentos foram organizados respeitando os critérios de qualidade para um período de 20 dias. Após essa periodicidade, caso as aulas não retornarem, novo kit será disponibilizado;

- Essa entrega será realizada por servidores municipais nos endereços informados pelos responsáveis dos alunos do Programa Bolsa Família; O responsável que receber o Kit deverá apresentar no ato da entrega o documento de identificação pessoal com foto e o cartão do Bolsa Família;

Por fim, a Secretaria Municipal de Educação ressalta que nos últimos dias está trabalhando incansavelmente para garantir o direito das crianças nesse período de isolamento social, bem como para garantir segurança à saúde de nossos servidores e comunidade. Contamos com a colaboração de todos para efetividade dessa ação.

SECOM

Deixe o seu comentário