18/08/2019

Como parte das atividades do programa de Educação Ambiental dos Portos do Paraná, alunos do 1º, 3º e 4º anos do curso técnico de Meio Ambiente do Colégio Estadual Brasílio Machado, de Antonina, tiveram nessa sexta-feira (16) uma aula prática sobre o monitoramento da qualidade do ar.

A demonstração com equipamento instalado no pátio da escola Gil Feres foi comandada por profissionais da Cia Ambiental, que presta serviço à empresa Portos do Paraná. Segundo o gestor ambiental Marcelo Eduardo José Muller, foi uma complementação de um tema abordado na escola na Semana do Meio Ambiente.

“É uma oportunidade dos alunos conhecerem os equipamentos de medição de qualidade do ar na prática, terem essa vivência. Achei bem válida a experiência para eles, mostraram-se bastante interessados, fizeram vários indagações sobre o monitoramento”, disse Muller.

“Falar como funciona em sala de aula é uma coisa, conhecer na prática, visualizando, é outra”, salienta Fernanda Camila do Nascimento, professora de Geografia com pós-graduação em Gestão Ambiental.

Para ela, esse tipo de ação enriquece ainda mais o currículo dos estudantes como futuros técnicos em meio ambiente. “Agora, sempre que formos abordar monitoramento de qualidade do ar vai ser possível remeter à aula prática, saber o que eles observaram e o conhecimento que adquiriram”.

Segundo a aluna Paola Ramos Lopes da Silva, de 17 anos, do 3º ano do curso técnico em Meio Ambiente, a atividade foi interessante. “Imaginava o equipamento totalmente diferente, muito maior, impossível de ser carregado. Foi muito produtivo”.

Em Antonina, o monitoramento de qualidade do ar acontece a cada três meses em três pontos diferentes.

O planejamento e a execução do Programa de Gestão Ambiental da empresa Portos do Paraná é de competência da Diretoria de Meio Ambiente, que executa 24 programas coordenados por uma equipe técnica multidisciplinar dedicada à gestão de meio ambiente, saúde e segurança. Conta também com especialistas para 

AEN-PR

Deixe o seu comentário