Junto ao vice-prefeito Arnaldo Maranhão, secretário de Segurança, João Carlos Silva, e autoridades municipais, prefeito destacou que capacitação dos guardas civis municipais e reestruturação da segurança municipal são prioridades da sua gestão. Prefeitura deverá armar 100% dos guardas civis municipais até segundo semestre de 2018.
Foto: PMP

Na manhã desta terça-feira (25), o prefeito Marcelo Roque, junto ao vice-prefeito Arnaldo Maranhão, inaugurou a Academia de Capacitação e Formação da Guarda Civil Municipal (GCM), espaço amplo dedicado ao treinamento para porte e uso de armas de fogo, defesa pessoal e capacitação profissional dos agentes da corporação municipal. O secretário municipal de Segurança, João Carlos Silva, destacou que com a inauguração, realizada em apenas sete meses de nova gestão, Paranaguá passa a ser o quarto município em todo o Paraná a ter uma academia de formação de ponta, algo que beneficiará a segurança pública municipal e a sociedade parnanguara. O espaço fica localizado na rua Maneco Viana, 775, no Alto São Sebastião. 

"Tenho um carinho grande pela Guarda Civil Municipal, que foi criada pelo meu pai em 1999. Nesta semana estamos realizando uma maratona de entrega de novos espaços públicos e benfeitorias para a população, onde a segurança tem um foco especial. Já entregamos há cerca de dois meses mais de 220 coletes balísticos e nesta semana inauguramos também uma nova sala de monitoramento e sete novas motocicletas-viaturas. A academia é mais um ponto de avanço estratégico na segurança local. Ela será vital para a capacitação de todos os nossos GCM´s e temos muito orgulho de entregá-la já no nosso primeiro ano de gestão", afirma o prefeito Marcelo Roque.

Segundo o prefeito, a capacitação obtida na academia beneficiará toda a corporação, bem como colaborará no armamento de 100% da Guarda Civil Municipal, possivelmente até o segundo semestre de 2018. "Está em andamento o processo licitatório para aquisição de pistolas 380 para todos os guardas civis municipais. Neste ano, conseguiremos armar já 50% da corporação, algo que será essencial para reforçar a segurança municipal com utilização constante da nova academia. Acrescento aqui também que este espaço está à disposição da Polícia Militar (PMPR), Polícia Civil, Polícia Federal (PF) e demais autoridades, pois queremos somar forças para crescermos juntos em prol da sociedade local", completa.


Publicidade


Foto: PMP

"A nossa administração é popular e presente nos bairros, algo reforçado por esta maratona de inaugurações descentralizadas em Paranaguá, bem como prezando pela segurança do povo com entrega de equipamentos vitais para o setor. A nova academia é essencial para capacitar e proteger os honrosos guardas civis municipais, que saem dia e noite para garantir a segurança da sociedade parnanguara. Além disso, estamos trabalhando pela valorização profissional e salarial dos agentes, fazendo uma reestruturação real da área da segurança pública municipal", ressalta o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, Arnaldo Maranhão. 

Academia é aprovada por autoridades da segurança pública municipal

"Hoje é um dia de vitória. Em sete meses conseguimos inaugurar esta estrutura exemplar, com stand de tiro, sala de defesa de pessoal, espaço para aulas, cozinha, banheiros e espaço administrativo, sendo esta a quarta academia criada na história da Guarda Civil Municipal em todo o Paraná. É um marco para Paranaguá que a gestão do prefeito Marcelo Roque obteve investindo fortemente na segurança. Estamos resgatando a auto-estima da GCM e parabenizo toda a corporação e nossa equipe pelo trabalho incansável que permitiu estarmos aqui inaugurando este espaço diferenciado e moderno", afirma o secretário de Segurança, João Carlos Silva. 

O comandante da Academia, GCM Feliciano, frisou a gratidão da GCM com o falecido prefeito Mário Roque, observando a importância do espaço para a capacitação de todos os agentes da corporação. "O prefeito atendeu de pronto o nosso pedido desde o início do ano pela academia, que colaborará não só com a GCM de Paranaguá, como também de todo o Litoral. Conseguimos este espaço com luta e dificuldade e só temos a agradecer ao prefeito e ao senhor Luiz Vasconcelos pela colaboração. Podem ter certeza que a academia servirá para melhorar consideravelmente o setor de segurança na nossa cidade", completa.

O delegado-adjunto da 1ª Subdivisão Policial de Paranaguá (1ª SDP) da Polícia Civil, Nilson Santos Diniz, acrescentou a importância da GCM como um alicerce da segurança, com base no Estatuto das Guardas Civis Municipais. "Esta corporação é essencial, é a verdadeira polícia municipal, onde seus agentes dão sua vida para proporcionar segurança aos cidadãos parnanguaras. Só temos a agradecer ao prefeito Marcelo Roque pelo investimento e parabenizar ao secretário João Carlos pela parceria com a Polícia Civil. Juntos somos mais fortes", completa.

"É uma honra participar desta inauguração, sem dúvida estamos fazendo a diferença com a academia. Tenho orgulho de fazer parte corporação que luta por uma segurança pública de qualidade em Paranaguá. Que bom que o prefeito está conosco em prol da melhoria da estrutura profissional da GCM e para equipar os nossos agentes", afirma o vereador e GCM, Francisco Nóbrega dos Santos. 


Fonte: PMP

Deixe o seu comentário