Taxa de iluminação pública também não teve reajuste nos últimos anos

A atual administração municipal iniciou em 2019 uma ação contínua na troca de luminárias da iluminação pública com o uso do utensílio de LED.

A ação resultou na redução de consumo de energia elétrica em 2021 em 15% e de 10% neste ano de 2023.

Por conta desta redução no consumo, a Prefeitura não fez qualquer reajuste na taxa de iluminação pública e a quantidade de pontos de luz ainda aumentou de 16.980 para 17.809 pontos, o que garante mais segurança nas ruas de Paranaguá.

O consumo consciente de energia reduz o desperdício de recursos naturais e contribui para a sustentabilidade.

De acordo com os profissionais da área, as luminárias de LED são eficientes porque produzem a mesma quantidade de lúmens (fluxo luminoso) com menor gasto energético. Por exemplo, para gerar o equivalente a 2400 lúmens basta uma luminária de LED de 20 watts, enquanto a mesma luz só pode ser gerada por uma incandescente de 70 watts.

Para a secretária de Serviços Urbanos, Christianara Folkuenig, o levantamento dos números mostra que a decisão pela troca foi importante para beneficiar a própria população. “Além de segurança com uma cidade mais iluminada, o poder público consegue manter os valores da taxa de iluminação fazendo com que não pese mais no bolso do contribuinte. Esta é uma administração que pensa nas pessoas”, destacou a secretária.

Jornalista: Luciane Chiarelli/SECOM

Deixe o seu comentário