24/05/2019

A preocupação com os crescentes registros de pessoas com dengue em Paranaguá fez com que o presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, Waldir Leite, fizesse um apelo aos moradores do município para que haja mais colaboração quanto aos cuidados com a limpeza da cidade. 

De acordo com o vereador, o ressurgimento de casos confirmados se deve, sobretudo, ao fato de que as pessoas deixaram de lado o cuidado com o bairro e com quintal de casa.

“Infelizmente o aedes aegypti voltou e agora ele trouxe o tipo 2 da doença, o que faz com que fiquemos vulneráveis a uma nova epidemia de dengue. Precisamos ter a consciência de que o problema se resolverá se cada um fizer a sua parte, ou seja, se cada um deixar de jogar o lixo em local inadequado e cuidar de locais como calhas, quintais e ambientes onde o mosquito possa proliferar”, disse o vereador em entrevista sobre o tema.

O presidente da Casa de Leis mencionou que vai pedir aos vereadores que mantenham de forma permanente a mensagem de uma cidade mais limpa por meio de suas redes sociais, uma vez que a propagação da informação poderá ser uma aliada para a maior consciência coletiva dos cuidados que a cidade precisa ter por parte de cada cidadão.

“O Poder Público vem fazendo sua parte e tomando medidas para que tenhamos uma cidade mais limpa, bem como criando meios educativos para chamar atenção ao tema. Existem ainda todo o pessoal da área da saúde que vai em casa em casa para verificar se as pessoas estão adotando as medidas preventivas. E  recentemente, até mesmo houve a vacinação na população para imuniza- la da dengue”, observou.

Sobre a imunização, que teve início em 2017 e se seguiu em 2018 houve baixa adesão por parte da população, principalmente na segunda e terceira etapa da vacina, o que comprometeu a imunização completa.

“O prefeito já nos garantiu que o fumacê seguirá nas ruas e que as secretarias municipais vão seguir  com trabalhos intensos contra a dengue. Contudo, precisamos fazer a nossa parte e promover meios de falarmos permanentemente sobre o assunto para atingir a população dos nossos bairros”, disse Waldir Leite.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, nove pessoas contraíram dengue em Paranaguá nos últimos meses, sete delas do tipo 2. Cidades como Matinho, Guaratuba e Antonina também já têm casos registrados.   

ASCOM DA CÂMARA MUNICIPAL DE PARANAGUÁ

Deixe o seu comentário