Atualmente 277 pacientes de Paranaguá com câncer são atendidos no hospital em Curitiba
REPRODUÇÃO

Um sonho que está próximo de ser realizado. É desta forma que a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro vê a proximidade do início dos atendimentos de oncologia em Paranaguá por meio da Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner em Paranaguá.

Apesar de a data de inauguração estar definida para dia 27 de janeiro, os trabalhos de triagem dos pacientes iniciam ainda em dezembro, um mês antes da inauguração. Nos dias 27 e 30 de dezembro, acontecerão as primeiras triagens dos pacientes que hoje recebem tratamento contra o câncer, em Curitiba. Ao todo são 277 pessoas que passarão por consultas no decorrer dos 30 dias que antecedem a inauguração física da unidade.

Enquanto os últimos detalhes na obra ocorrem antes da inauguração, a triagem será realizada na unidade de atendimento da Saúde da Mulher, prédio ao lado da Secretaria Municipal de Saúde, no Centro de Paranaguá.

Marcelo Roque afirma estar ansioso para que a unidade avançada do Erasto Gaertner entre em funcionamento na cidade. “É um sonho antigo da população de Paranaguá, que vai trazer mais conforto às pessoas que estão em tratamento contra o câncer em nossa cidade e poderão se tratar perto de casa. Será um grande avanço para nossa cidade”, ressalta o prefeito.

O espaço está em fase de conclusão e a entrega marcada para 27 de janeiro. O início do procedimento para aplicação de quimioterapia em paciente com câncer da cidade deve ocorrer em 15 de fevereiro.

Foi publicado no Diário Oficial do município nesta semana, o extrato de contratação de serviços de operação da filial Paranaguá do Hospital Erasto Gaertner. O contrato inclui o fornecimento de mão de obra e insumos, com ambulatório avançado com uma série de serviços na área de oncologia.

Entre os procedimentos previstos para a unidade avançada estão consultas especializadas e de triagem, sessões de quimioterapia oral, acompanhamento pós-operatório, curativos, além de outros serviços de baixa e média complexidade.

A Prefeitura de Paranaguá investiu cerca de R$ 500 mil na adequação do prédio onde será a unidade avançada, que fica ao lado da sede da Secretaria Municipal de Saúde, na região central de Paranaguá. Parcerias com o governo do estado ainda podem acontecer antes da inauguração. Foram gastos mais cerca de R$ 1 milhão para aquisição dos equipamentos para viabilizar o atendimento, atendendo especificações definidas pelo próprio hospital.

A secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro, lembra que os investimentos para adequação do prédio que abrigará a unidade avançada são da Prefeitura de Paranaguá. “Além de proporcionar maior conforto aos pacientes que não precisarão se deslocar até Curitiba, contar com a unidade avançada em Paranaguá é também sinônimo de economia para o Município com transporte, kit lanche servido nas viagens, investimento com os acompanhantes desses pacientes, manutenção dos veículos e também para os próprios pacientes e acompanhantes que por vezes acabam tendo gastos enquanto estão na Capital”, observa a secretária.

SECOM

Deixe o seu comentário