Cada departamento detalhou as metas atingidas e aquelas que estão em andamento
reprodução

Na manhã desta quinta-feira, 20, a Secretaria Municipal de Saúde por meio de seus departamentos apresentou o Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA), referente ao 3.º quadrimestre de 2019, na Câmara Municipal. O RDQA é um instrumento de monitoramento e acompanhamento da execução da Programação Anual de Saúde (PAS) 2020 e deve ser apresentado até o final dos meses de maio, setembro e fevereiro, em audiência pública.

“Este é um momento para que a população conheça as metas cumpridas e aquelas em andamento, número de atendimentos, as aquisições, enfim, o trabalho que está sendo realizado em todos os departamentos da Secretaria Municipal de Saúde”, comenta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Na audiência pública são apresentadas as principais atividades desenvolvidas pelos diversos departamentos da Secretaria Municipal de Saúde no período de setembro a dezembro de 2019. Além da estatística de atendimento, são apresentadas as atividades desenvolvidas por coordenadoria, unidade administrativa da pasta e a análise da aplicação dos recursos orçamentários constante do relatório financeiro.

Por meio do acompanhamento das ações da secretaria permite-se a avaliação e correção periódica dos rumos, produzindo um mecanismo gerencial. Também, através desse mecanismo de gestão, é buscado rotinizar em cada unidade administrativa o registro das informações por meio eletrônico, texto, numérico e visual, permitindo, futuramente, haver relatórios mais consistentes, e consequentemente, com maior confiabilidade e eficiência.

Na ocasião a diretoria da Fundação de Assistência à Saúde de Paranaguá (Fasp) relatou o início de suas atividades e detalhou suas ações em andamento.

Confira algumas das informações apresentadas por departamentos da Secretaria Municipal de Saúde:

- Na Atenção Básica, uma das metas cumpridas foi a de ampliar a cobertura de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) com o aumento da cobertura da população atendida passando de 19 para 33 equipes ESF. As unidades construídas/ano também foram informadas: Porto Seguro, Leblon, Encantadas, Vila Bela (Ilha dos Valadares) e Erasto Gaertner. Uma nova unidade também está sendo construída na Ilha do Mel, em Encantadas.

- Na promoção da atenção integral à saúde da mulher e da criança, e implementação da “Rede Cegonha”/Mãe Paranaense, com ênfase nas áreas e populações de maior vulnerabilidade, foram realizadas ações para intensificar a busca ativa das mulheres da faixa etária pelo agente comunitário de saúde; ações para ampliar o número de enfermeiros nas unidades de saúde (ESF), entre outras, além da apresentação do número de consultas e procedimentos por meio da Unidade de Saúde Especializada.

- No departamento de Transportes foi apresentado, além da aquisição de duas vans e duas ambulâncias, o número de atendimentos em Curitiba e região no período de setembro a dezembro: foram 914 viagens e 11.452 passageiros. Também foram apresentados os números de atendimentos dentro do domicílio como no transporte de pacientes que necessitam realizar tratamento de hemodiálise.

O relatório completo apresentado estará disponível no site da Prefeitura de Paranaguá – www.paranagua.pr.gov.br . O interessado deve acessar o Portal da Transparência e em seguida “Prestação de Contas Semsa”.

SECOM

Deixe o seu comentário