Medida visa evitar o desperdício de doses e garantir a imunização de toda a população contra a doença

A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá está divulgando o calendário de vacinação contra a febre amarela com os dias semanais que cada unidade básica de saúde realizará a aplicação das doses. A medida visa evitar o desperdício de doses do imunizante, que é apresentado em frascos multidose que quando abertos, precisam ter sua utilização completa ou a dose terá que ser descartada.

Segundo a diretora de Enfermagem da Secretara Municipal de Saúde, Suellen Lacerda, a vacinação é muito importante e não pode haver desperdício. “Cada frasco corresponde a 10 doses, com isso, se apenas uma pessoa procurar a unidade para se vacinar, as outras 9 doses devem ser descartadas. Realizando o cronograma de aplicação com cada unidade tendo seu dia exato para aplicação dessa vacina especificamente, o risco de desperdício será muito menor e não teremos um risco maior de faltar doses para outras pessoas”, explicou.

A febre amarela é uma doença hemorrágica causada por um vírus do gênero flavivírus, que pode ser fatal se não tratada. A doença pode ser evitada por meio de vacinas, disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As diretrizes do Programa Nacional de Imunizações (PNI) estabelecem as atividades de vacinação voltadas para toda a população, permitindo a disponibilidade dos imunobiológicos para todas as faixas etárias, conforme definido no Calendário Nacional.

Devido ao número de doses disponibilizados para Paranaguá - enviadas pelo Ministério da Saúde ao Estado que por sua vez, encaminha aos municípios -, e para que a oferta da vacina esteja disponível para todos os munícipes, respeitando as diretrizes do SUS e evitando desperdícios de doses do imunológico, a equipe de Atenção Primaria juntamente com o setor de Epidemiologia, definiu um calendário semanal para as unidades de Saúde da Família, onde a vacina da febre amarela serão realizadas em dias agendados e o paciente terá acesso a vacinação independente do bairro onde reside.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que as pessoas que ainda não se vacinaram contra a febre amarela fiquem atentas ao calendário e, quando forem se vacinar, apresentem o cartão de vacinação e um documento de identidade. A vacina é segura e eficaz para prevenir a doença.

Confira o calendário semanal de vacinação contra a febre amarela

Unidade Básica de Saúde Luiz Carlos Gomes - Vila do povo nas quartas-feiras

Unidade Básica de Saúde Emir Roth – Ilha dos Valadares nas sextas-feiras

Unidade Básica de Saúde Evanil Rodrigues - Jardim Araçá nas segundas-feiras

Unidade Básica de Saúde Simão Aisemann - Vila Guarani nas terças-feiras

Unidade Básica de Saúde Dr. Elias Borges Neto - Alexandra nas quartas-feiras

Unidade Básica de Saúde Domingos Lopes do Rosario - Serraria do Rocha nas sextas-feiras

Unidade Básica de Saúde Guilhermina Mazzali Gaida - Jardim Iguaçu nas quintas-feiras

Unidade Básica de Saúde Aline Marinho Zacarias - Vila Garcia nas terças-feiras

Unidade Básica de Saúde Sueli Dultra - Caic nas sextas-feiras

Unidade Básica de Saúde Ubirajara Elias Roque - Branquinho nas quartas-feiras

Unidade Básica de Saúde Maria Vargas Batista - Porto Seguro nas segundas-feiras

Unidade Básica de Saúde Argemiro de Felix - Santos Dumont nas quintas-feiras

Unidade Básica de Saúde Antônio Santo Escomação - Colônia Maria Luiza nas sextas-feiras

Unidade Básica de Saúde Ezequiel Luiz Dias do Nascimento - Leblon nas quartas-feiras

Jornalista: Flávia Adans

Deixe o seu comentário