Equipes da Saúde estiveram em Encantadas e Nova Brasília

Dando continuidade na dispensação de Ivermectina nas comunidades marítimas e ilhas de Paranaguá, profissionais de saúde e equipe de apoio estiveram em Encantadas na quinta-feira, 6 e em Nova Brasília neste sábado 8.

As duas regiões na Ilha do Mel receberam os médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, farmacêutico e demais profissionais para a dispensação do medicamento. No total, foram atendidas mais de 500 pessoas nas duas localidades. A descentralização da dispensação da Ivermectina é relevante para que todos que desejarem tenham acesso ao medicamento.

Não há ainda uma vacina ou medicamento que cure o paciente ou evite a transmissão da doença, contudo, enquanto uma vacina é preparada, em todo o mundo busca-se alternativas e medidas de prevenção para evitar o agravo e mortes pela doença. Medidas como isolamento e/ou distanciamento social, utilização de máscara e reforço na higienização das mãos estão sendo aplicadas e devem ser mantidas para evitar a disseminação do vírus.

Outros métodos têm sido estudados. Esse é o caso da Ivermectina. Estudos in vitro têm mostrado que a medicação inibe a replicação do vírus, por isso, acredita-se que possa reduzir os efeitos mais agravados da doença.

Jornalista: Flávia Adans/SECOM





Deixe o seu comentário