Para participar do desafio, a população precisa colocar a hashtag #ParanáMaisLimpo em suas redes sociais
REPRODUÇÃO

O Desafio do Lixo iniciativa organizada pelo Instituto Água e Terra, em parceria com a Secretária Municipal do Meio Ambiente (Semma), promove uma campanha de conscientização ambiental. A ação alerta a população sobre os problemas de não cuidar corretamente da mãe natureza. As atividades retomam a programação que celebra a preservação do meio ambiente.

A Semma fez uma ação de coleta de resíduos sólidos, junto do curso de Ciências Biológicas e pós-graduandos em Ambientes Litorâneos da UNESPAR, na Ilha dos Valadares. As equipes recolheram 2000 litros de resíduos encontrados na região conhecida como “Mar de Lá”, local que ainda guarda características do ecossistema da Mata Atlântica. A força tarefa também colou cartazes informativos nas principais ruas da regional.

Em comemoração ao Dia Mundial do Oceano, o ambiente cercado por manguezais e as famosas praias estuarinas, foi o escolhido para sensibilizar os parnanguaras a respeito da poluição nos mares. Todo ciclo da vida marinha sofre com o aumento irrefreável da acidez dos oceanos, outros problema está ligado ao descarte incorreto de resíduos, como plástico. Elementos impróprios para o bem estar da fauna marinha, do meio ambiente e da população.

Da mesma forma, manter os lugares sempre limpos continua a melhor arma no combate contra o mosquito da dengue. Segundo o Índice de Infestação Predial (IPP), dado calculado pela Secretária Municipal de Saúde, a Ilha dos Valadares apresenta o maior número de propriedades infestadas pela dengue, 15% conforme o Setor de Endemias.

A informação utiliza o número de imóveis confirmados com o mosquito Aedes Aegypti. O segundo maior índice está nos bairros: Oceania, Costeira, Centro, Tuiuti, João Gualberto, Alto São Sebastião, 29 de Julho, Leblon, Bairro Industrial, Bockmann, Raia, Campo Grande, Ponta do caju, Estradinha, Palmital, Jardim Alvorada e Jardim Eldorado. Eles apresentam o IPP de 7,8%.

Os interessados devem seguir alguns passos antes participar da atividade. Será necessário registra uma foto antes e depois da limpeza realizada. Depois os participantes devem juntar as fotos, usando a hashtag #ParanáMaisLimpo. O “Desafio do Lixo” pede que se respeite os protocolos de saúde e segurança em prevenção a Covid-19.

SECOM

Deixe o seu comentário